EDUCAÇÃO
FAMILIAR.
Todo pai e toda mãe e todo
responsável devem assentar na
mesa e ensinarem e estudarem
juntos com seus filhos e filhas.
Prezados senhores pais e senhoras mães.
Assentem-se juntos com seus filhos e filhas na mesa ou no sofá e ensinem eles a lição de casa. Mesmo que o senhor ou senhora não saiba a matéria que seus filhos estão estudando. O simples fato de assentarem com eles, já dá uma grande base moral para eles quererem e gostarem de estudar mais.
Leiam todos os seus livros didáticos, os livros didáticos são livros que a escola dá para reforçar o que o professor ensinou em sala de aula. Os livros didáticos mais conhecidos são de português, matemática, ciências, história e geografia.
Perguntem a seus filhos como foi o dia de aula. Isto faz seus filhos motivarem a estudar mais amanhã.
Perguntem a seus filhos o que o professor falou em sala de aula. Isto ajuda seus filhos a memorizarem e lembrarem mais o que foi falado em sala de aula.
Evitem bullying perguntando para seus filhos como foi o dia de aula. Se seu filho falar que um coleguinha o maltratou, procure o diretor da escola para tentar corrigir este problema.
Bullying é qualquer tipo de maus tratos ou brincadeira de mal gosto ou desrespeito.
Peça para seu filho respeitar e tratar muito bem todos os seus coleguinhas. Mas também peça para seu filho não aceitar maus tratos de ninguém para ninguém.
Peça para seu filho para escrever contos de fadas ou historinhas ou como gostaria que a história real fosse. Mas sabendo separar realidade da ficção.
Observação: Ficção não é exatamente uma mentira, mas uma história inventada.
Procurem ler de vários e vários livros para seus filhos.
Procurem fazer seus filhos lerem de vários e vários livros.
Todo livro pode ter coisas muito boas ou muito más. Basta à nós lermos para separar o bem do mau e corrigir os livros que estão errados. Pode ser que um livro não fale uma mentira, mas este livro pode falar um argumento à favor da ganância e de outras coisas erradas.
Prezados senhores pais e mães: “O adulto que lê coisas de crianças fica muito mais inteligente e preparado para a vida”. Muitas vezes nós adultos nos comportamos como um animalzinho da floresta. Ora nós somos pequenos como uma formiga, ora nós somos grandes como um elefante. Ora nós somos preguiçosos como uma cigarra, ora nós somos trabalhadores como uma formiga. Ora nós somos corajosos como um leão, ora nós somos medrosos como um espantalho.
Os contos de fadas ajudam a criança a perceber melhor sua realidade de vida.
Toda criança sabe muito bem que animais não falam. Mas as fábulas ajudam a criança a desperta para o mundo da criatividade.
Mandem seus filhos tratarem muito bem seus coleguinhas de escola e da rua e do bairro.
Cada super herói tem uma forma de ensinar as pessoas a serem seres humanos melhores.
Existem super heróis que usam da bondade para salvar a humanidade. Existem super heróis que usam a mentira para ensinar de forma errada. Muito cuidado ao deixar seus filhos assistirem televisão. Existem programas que são ditos “para crianças”, mas ensinam maldades para as crianças.
Existem programas de televisão que ensinam crianças e adultos a falar mentiras e prejudicar as outras pessoas. Muito cuidado com estes canais de televisão ou internet.
É muito difícil separar o bem e o mau.
Cada criança tem um ritmo para aprender.
Se seus filhos estão com dificuldades para aprender, tenham muita paciência com eles. Vocês pais tem que ser muito pacientes com seus filhos.
Existem crianças que aprendem a ler com 3 ou 4 anos de idade. Existem crianças de 8 ou 9 anos de idade que ainda não sabem ler. O segredo é ter muita paciência e bondade e amor para a criança aprender a ler.
Existem médicos psiquiatras que só pioram a situação da criança. Médicos psiquiatras receitam remédios que na verdade são drogas que destroem o aprendizado da criança. Mas, caso seu filho tome algum remédio, estude muito para reduzir e retirar o remédio aos poucos. Evitem crises de abstinência.
A melhor maneira de uma criança aprender é dando à ela muito carinho, amor e respeito.
Os pais e as mães mesmo que não saibam a matéria que os filhos estão estudando podem e devem ler os livros dos filhos.
O simples fato dos pais e mães assentarem juntos com os filhos é o melhor incentivo para os filhos gostarem de ler e estudar.
O pai e a mãe pode pedir para os filhos recontarem a história para eles, isto fortalece a memória dos filhos.
Os pais e mães tem que ter muita calma e paciência e carinho, amor e respeito para com os filhos.
Não adianta o pai e a mãe mandar os filhos estudarem, o pai e a mãe tem que assentar juntos com os filhos e estudar juntos.
É muito bom as crianças ouvirem histórias de vida real com seus avós e bisavós. Os idosos têm histórias lindas para contar.
A criança tem que exercitar o respeito pelos mais velhos.
Da mesma forma, os jovens tem que exercitar o respeito pelas crianças e pelos mais novos.
Tem coisas do sexto ano que os alunos do nono ano já esqueceram. Tem coisas do nono ano que os alunos do sexto ano tem capacidade de aprender.
Sejam humildes para relembrar.
Toda criança tem que ter caridade em ajudar quem precisa. Ajudar com verdade e humildade.
Existem muitas formas de se educar uma criança. Mas todas as formas de educar tem que ter bondade, carinho, amor e respeito.
A influência influencia.
Se uma criança crescer com amor, ela vai se tornar um adulto bondoso.
Se uma criança crescer recebendo violência, ela vai se tornar um adulto violento.
Existem exceções em tudo. Mas na maioria das vezes, a pessoa aprende com o meio social que vive.
É muito bom os pais e mães levarem seus filhos em uma igreja. Mas existem líderes religiosos bons ou ruins ou mais ou menos em todo lugar. Eu aconselho a visitar várias igrejas, a que for melhor ou menos pior, frequentem mais esta igreja.
Leiam e aprendam com o Evangelho de Jesus Cristo. Leiam os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.
O Antigo Testamento fala em crimes de guerra praticados pelos judeus, nós não devemos aceitar crimes de guerra.
Observem como Jesus curava as pessoas. Existe uma forma para explicar como Jesus fazia os milagres. Mas isto nós não sabemos. Devemos fazer perguntas.
Devemos fazer perguntas, mas devemos saber interpretar as respostas.
Mesmo que sua família tenha limitações financeiras, podemos unir forças para ajudar outras pessoas.
Me chamem para grupos de estudos e ação social e palestras.
Meu nome e endereço é:
.
Júlio Claudionor Fófano Júnior.
Rua Dr. Celso Machado 42 apartamento 203. Centro.
Guiricema – Minas Gerais – Brasil.
CEP: 36.525-000.
.
Meu WhatsApp é: 55 32 99843-5470.
Meus blogs são:
.
http://professorjuliofofano.blogspot.com/
.
https://jornalistajuliofofano.wordpress.com/
.
Meu Facebook é:
https://pt-br.facebook.com/professorjuliofofano/
.
Meu YouTube é:
https://www.youtube.com/@autoconhecimento6868
.
Muito obrigado pela atenção.
Fiquem com Deus.
.
Baixem e leiam meus livros pelo link do meu blog:
.
http://professorjuliofofano.blogspot.com/2020/06/preciso-de-amigos-e-amigas-para-ler-o.html
Um dos maiores prazeres pra mim é assentar com minha criança e ensinar a tarefa escolar. Ali, eu aprendo e relembro conteúdos que não tenho contato com frequência. E também é um bom momento para fortalecer laços afetivos entre nós. A medida que ela está crescendo, agora com 11 anos, tenho a oportunidade de presenteá-la com livros que eu gostei de ler na idade dela. É tão divertido!
ResponderExcluirRevivo as memórias da infância e crio novas memórias com minha filha. Livros sempre foram muito importantes em nossa casa, e o hábito da leitura é muito incentivado em nossas crianças. Porém, minha filha tem um certo desinteresse pela escola regular que acaba afetando a vontade de aprender assuntos diversos e sentar para estudar coisas do interesse dela. Júlio, você tem alguma dica para incentivar o estudo como hábito diário voltado para interesses da minha criança? Desde já agradeço sua atenção! Abraços de São Paulo <3