Método esportivo social Júlio Fófano Nuno Cobra.
Este é um método baseado para treinamento no atletismo, mas vale para todos os esportes e para todos os aspectos da vida social e profissional.
Este método é baseado no livro A Semente da Vitória de Nuno Cobra. Não é uma competição minha para com este educador físico, é uma complementação.
A palavra mais importante que apresento neste método são as palavras Caridade e Não-Competição.
Nuno Cobra escreveu um livro de entre 200 à 300 páginas para mostrar seu método. Eu poderia escrever este igual número de páginas para contar detalhes de minha vida que eu aprendi no esporte. Mas pelo motivo de tempo, vou escrever apenas um artigo de duas ou três páginas.
Vamos às palavras senhas de nosso método:
Nossa palavra-chave é:
- Nunca deixar ninguém para trás.
A maior lição do espírito Olímpico não é ficar em primeiro lugar nem ganhar medalha nem ser campeão. A maior lição do espírito Olímpico é:
- Nunca deixar ninguém para trás.
- Nunca abandonar ninguém.
Acrescento a música Dias de Luta, Dias de Glória; da banda Charlie Brown Jr, que diz:
- Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir.
Outra frase que eu acrescento neste método é:
- Sempre correr para viver. Nunca viver para correr.
Todos tem que saírem vencendo.
Vamos à base teórica:
O(a) treinador(a) de educação física tem que dominar vários cursos superior em domínio. O(a) treinador(a) de educação física tem que dominar o básico de várias outras ciências, como pedagogia, letras, serviço social, fisioterapia, medicina, química, física, religião, meditação, música, história, e várias outras ciências, para ser um bom professor de educação física.
Um(a) professor(a) de educação física tem que saber serviços sociais para ver se seus alunos estão com algum tipo de problema social. Bem como drogas, alcoolismo, desemprego, violência de vizinhos, fome, ou qualquer outro tipo de problemas que um assistente social pode e deve resolver. Um(a) professor(a) de educação física tem que ter a autoridade para arrumar um bom emprego para os pais e mães de seus alunos.
Um(a) professor(a) de educação física tem que saber o básico de pedagogia e outras ciência para ver se seus alunos e alunas estão indo bem na escola. Bem com ajudar em um reforço escolar.
O(a) treinador(a) físico tem que saber o básico de medicina para ajudar seus alunos e alunas e cuidar melhor de sua saúde. Bem como evitar de envenenamento químico pela Máfia Médica e Indústria Farmacêutica.
O(a) treinador(a) físico tem que saber um básico de religião e meditação para saber melhorar o espiritual dos alunos e alunas.
O(a) professor(a) de educação física tem que saber o básico de psicologia para motivar seus alunos. Pois é através do OUVIR que ele vai mostrar que valoriza a história de seus alunos e alunas. E a motivação é talvez a coisa mais importante em uma vida esportiva.
O(a) professor(a) de educação física tem que saber física para ensinar as velocidades no atletismo, bem como ensinar e calcular a correr em quilômetros por hora, metros por segundo, minutos por quilômetro; e assim por diante. Não deixar os alunos serem escravos dos números, mas usar os números para orientar os alunos.
O(a) treinador(a) físico tem que saber história para motivar seus alunos contando histórias de atletas Olímpicos e histórias da Grécia Antiga como um todo.
O(a) treinador(a) físico tem que saber muito para ajudar seus alunos e alunas à organizar sua vida como um todo. E o conhecimento verdadeiro e útil é a coisa mais importante para um ser humano.
Não vamos chamar a pessoa esportista de atleta, vamos chamar de ser humano. Mas uma atividade física melhora o ser humano. Uma pessoa que pratica esportes pode ser chamada de atleta, e um atleta é uma pessoa melhor.
O professor de educação física precisa saber e conhecer várias áreas. Mas ele não precisa ser formado em várias áreas. Mas tem que ser humilde para ler e aprender várias áreas do conhecimento.
O mais importante é treinar um esporte não-competitivo.
O mais importante é treinar para ter saúde e qualidade de vida.
O mais importante é praticar uma atividade física para melhorar seus batimentos cardíacos e pressão arterial.
O mais importante é exercitar para fazer amizades e ajudar mais pessoas.
Fiz questão de repetir esta frase várias vezes pois ela é a base de nosso método de treinamento. Vocês vão ver que nosso treinamento não é somente esportivo, é para todas as áreas da vida, desde profissional, emprego, religioso, afetivo, caridoso, social e em todas as áreas.
Este método vale para tudo na vida: Estudos, trabalho, etc.
A atividade física libera hormônios que ajudam no descanso e na felicidade. Pesquisem o quarteto da felicidade: Serotonina, dopamina, ocitocina, endorfina. Estes hormônios não podem ser adquiridos por comprimidos nem por injeção. Tem que ser liberados via esforço físico.
A atividade física tem que ser não-competitiva. Cada um correr à seu ritmo.
Se uma pessoa corre, faz natação ou pratica um outro esporte, seu cérebro aprenderá melhor. Terá mais oxigênio no cérebro.
O esporte tem que ser para a saúde e para a espiritualidade.
Existe uma filosofia africana, acho que chama-se Ubuntu, que fala que:
- Se não é bom para todos, não é bom para ninguém.
Esta tem que ser nossa filosofia no esporte. Este é o método Júlio Fófano baseando em Nuno Cobra.
Fazer caridade ativa não é somente dar cesta básica. Caridade Ativa é doar o conhecimento para a família ter um bom emprego e assim poder comprar e escolher seu próprio alimento. Mais importante que apenas dar o treinamento físico, é dar o treinamento pedagógico, social, financeiro e espiritual.
O professor deve saber detalhes da vida dos(as) alunos(as) para resolver todos os problemas e cortar o mal pela raiz. Mas isto se aprende com o tempo e com a experiência de vida. Não dá para se escrever em um papel.
O professor não deve preocupar com o resultado esportivo. Tem que preocupar com a saúde e qualidade de vida.
Em uma corrida de longa distância, o aluno(a) tem que correr todo o trajeto com felicidade em todos os momentos. Não deixar a felicidade para o momento de chegada ou de descanso.
O(a) aluno(a) tem que praticar todos os esportes com felicidade. É curtir o momento. Não apenas correr por obrigação. Se o aluno correr pela “obrigação”, seu treinamento será afetado por hormônios não muito benéficos. Tem que correr por prazer.
Nem todos podem ganhar medalhas de ouro, prata ou bronze, mas todos podem ser saldáveis e felizes.
Nem todos podem ser atletas olímpicos ou atleta profissionais. Mas todos podem ser bons professores e professoras; todos podem ser ótimos profissionais em tudo aquilo que fazem. Todos podem e vão ser cidadãos de bem. Todos serão pessoas honestas e honradas e felizes.
O esporte serve para ajudar a ler e estudar mais e fazer tudo melhor.
O Quênia tem uma população de cerca de 53 milhões de habitantes. É impossível que o Quênia tenha 53.000 medalhas olímpicas. Mesmo assim, se o Quênia tiver 53 mil medalhas olímpicas; apenas um entre 1.000 quenianos terá medalhas; e os outros 999 quenianos? Viverão de que?
Não é possível que todos os etíopes e quenianos ganham medalhas. Mas é possível que todas as pessoas do mundo tenham uma ótima qualidade de vida. Uma boa alimentação, um bom emprego, uma boa universidade, um bom batimento cardíaco, uma boa pressão arterial e viver mais que 90 anos de idade.
Ninguém é obrigado a correr uma Maratona. Mas todos podem correr o que aguentar, entre 5 quilômetros à 21 quilômetros.
É possível que 20% da população mundial corra acima dos 14 quilômetros por hora.
É possível que 80% da população mundial corra entre 6 à 11 quilômetros por hora.
Toda pessoa com algum tipo de deficiência tem que ser respeitada e valorizada.
Ninguém é obrigado à competir com ninguém. Mas todas as pessoas devem ter saúde e qualidade de vida. Todos merecem respeito, carinho, atenção e todas as virtudes do amor.
No livro A Semente da Vitória, Nuno Cobra fala que a corrida é base para todos os esportes. Nuno Cobra também prioriza o sono como o mais importante fator de saúde esportiva. Nuno Cobra também fala que não treina comente o físico, treina o espiritual. Eu acrescento à Nuno Cobra a preocupação com a caridade e um mundo perfeito. Eu não sou melhor que Nuno Cobra por acrescentar caridade e um mundo perfeito em seu método. Apenas dou mais esta importante contribuição.
Usamos o termo Matemática Subversiva como forma de organizar a vida das pessoas. Se uma pessoa calcula sem calculadora seu ritmo em tempos de física, ela terá mais capacidade para calcular os ritmos de sua vida. “Ter os números como ajudantes. Não ter os números como ditadores”.
Só de exemplo.
Se você corre ou caminha à 1 quilômetro por hora; você caminha à 0,277 metros por segundo.
Se você corre à 10 quilômetros por hora; você corre à 2,77 metros por segundo; e gasta 6:00 minutos para correr um quilometro.
No livro A Semente da Vitória, Nuno Cobra fala que Ayrton Senna dava 30 voltas em uma pista de atletismo de 400 metros. Cada volta em 1 minuto e 30 segundos.
Pelos meus cálculos:
Ayrton Senna corria à 16 quilômetros por hora, ou 4,44 metros por segundo, gastava 3 minutos e 45 segundos para correr um quilômetro. Tempos por distância é chamado Pacer.
Eu admiro profundamente Ayrton Senna não pelas suas vitórias na Fórmula 1, mas pela sua honestidade e suas obras de caridade.
Devemos saber física e matemática para cálculo de velocidade. Mas não sermos escravo dos números.
O professor deve saber da realidade financeira dos alunos e da família do aluno e ter autoridade para arrumar um bom emprego para os pais e mães dos alunos. Se o professor não tem esta autoridade, pelo menos procure adquirir.
O professor deve respeitar e compreender os alunos com dificuldade de treinar, seja porque sofreram algum tipo de violência moral ou social.
O professor deve respeitar fatores íntimos de cada aluno. Respeitar e saber até mesmo quando as meninas estão com dificuldades nos treinos por causa dos ciclos menstruais. Deve saber ter a autoridade de explicar e ter a intimidade com a família das mesmas. Saber resolver todos os tipos de problemas. Mas sempre com educação, respeito e sigilo.
O professor deve estar preparado até para se o aluno receber ameaça de morte e saber resolver o problema. Saber em quem confiar. Pois muitos policiais e políticos e conselheiros tutelares são corruptos. Tem que saber si virar e defender seus alunos e alunas. Atualmente um dos maiores desafios do professor de educação física é saber tirar os alunos das drogas. Saber valorizar o ser humano.
O professor deve saber várias ou todas as áreas do conhecimento para melhor ajudar seus alunos e alunas.
O descanso é sagrado.
O sono é sagrado.
A meditação é sagrada.
A felicidade é sagrada.
O bem estar, a saúde, o amor ao próximo são as coisas mais sagradas e importantes do esporte.
Encerramos nosso artigo com o trecho da música Dias de Luta, Dias de Glória; da banda Charlie Brown Jr. “Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir”. “Podem me tirar tudo o que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz para quem eu amo”. Eu amo toda a humanidade.
A corrida é base para todos os esportes e para a vida.
A corrida é boa para melhorar os batimentos cardíacos, a pressão arterial, o humor, a moral, e todos os fatores de vida.
Assim como diz Paulo Freire, o aluno tem que ser agente e não paciente de seu aprendizado. Muitas vezes o aluno tem que ajustar seu treino à realidade.
Para mim, o melhor número de dias de treino por semana é entre 3 à 5 dias por semana. O professor tem que entender a realidade dos alunos. Como trabalho, distância à escola, tempo de descanso, estuda à noite, trabalha à noite, não tem manhãs livres para treinar, só pode treinar sábado ou domingo; pode faltar ao trabalho para treinar duas vezes por semana. Etc.
Assim, tem que adaptar a realidade do aluno aos treinos.
É bom repetir várias vezes:
- O esporte é para ter saúde, não é para competir.
- O esporte é para fazer amigos, não é para competir.
- O excesso de treinamento é ruim para a saúde.
Se um atleta consegui melhorar no treinamento, ótimo; mas o mais importante é ninguém sair lesionado. É saber os limites de cada um.
Eu sempre treinei duas vezes por semana, em meus bons momentos eu conseguia correr à 10 quilômetros por hora.
É bom repetir várias vezes:
- Não seja escravo dos números, use os números apenas para organizar sua vida.
Se você organiza bem seus números, vai organizar o tempo de estudos, o tempo que vai gastar para ler um livro.
Se você corre à 11 quilômetros por hora, você vai saber quanto tempo vai levar para correr tal percurso.
Se você gasta 4 minutos para ler uma página de um livro, você vai gastar tantas horas ou tantos dias para ler um livro de tantas páginas; lendo tantas hora por dia. Sendo tantas letras por página.
Assim como nos estudos, você vai organizar sua vida pessoal, seu trabalho, suas finanças e tudo mais. Bem como quanto tempo economizar para fazer certa viagem, certa casa, e certos projetos, ajudar certas pessoas. Etc. Etc. Etc.
Tudo na vida tem que ter organização.
Tudo na vida tem que ser para o Amor ao próximo.
Tudo na vida tem que ser para um mundo perfeito.
O esporte ajuda a pessoa em tudo.
Nada adianta um bom treino se o(a) aluno(a) não tiver e não receber Amor, carinho, respeito e bondade das outras pessoas.
Muito obrigado pela atenção.
Fiquem com Deus.
Atenciosamente:
Júlio Claudionor Fófano Júnior.
Rua Dr. Celso Machado 42 apartamento 203. Centro.
Guiricema – Minas Gerais – Brasil.
CEP: 36.525-000.
WhatsApp: 55 32 98501 1499.
Fontes:
http://professorjuliofofano.blogspot.com/
https://jornalistajuliofofano.wordpress.com/
Rascunho digitado em 10 de julho de 2023.
Revisão para publicação em 11 de setembro de 2023.
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