Mário Bouchardet Senior: O único deputado federal que não roubou em Brasília na Constituinte de 1988.
.
Hoje, dia 16 de julho de 2021, seria aniversário de 84 anos de um herói nacional esquecido pelos livros didáticos. Por isto, eu presto homenagem a este honrado cidadão chamado Mário Bouchardet Senior, que para mim foi o único deputado federal que não roubou em Brasília na Constituinte de 1988. Mário Bouchardet não assinou a Constituição de 1988 por presenciar muitas coisas erradas na sua elaboração.
Eu não o tive a honra de conhecê-lo pessoalmente, mas através de depoimentos de muitas pessoas que conviveram com ele, eu pude conhecer sua maravilhosa história.
Mário Bouchardet Senior nasceu em Visconde do Rio Branco no dia 16 de julho de 1937, filho de Mário Bouchardet Júnior e Rosa Menicucci Bouchardet.
Vou aqui apenas citar as pessoas que oralmente falaram de sua história.
A pessoa mais importante que me fez ver quem é o herói Mário Bouchardet foi o músico William Iasbik, que trabalhou comigo na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco e falou sobre os fatos que aconteceram em Brasília em 1988 e que Mário Bouchardet não assinou a Constituição e por isto foi cassado.
Eu mesmo vejo erros gravíssimos na Constituição de 1988 que vou publicar em um futuro livro. A constituição garante vários direitos mas não diz nenhum mecanismo para eles serem compridos. A Constituição é incoerente, incompleta, injusta e contraditória.
Mário Bouchardet Senior é eleito deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 15 de novembro de 1986 e toma posse em 01 de fevereiro de 1987 para atuar na Assembleia Nacional Constituinte, como ele viu muitas coisas erradas nesta constituinte, ele simplesmente não assina esta constituição.
Para quem não sabe, a Constituição é a Lei máxima do país.
A segunda pessoa mais importante para eu conhecer Mário foi o radialista Tom Carlos, que certa vez me disse que após Mário faltar várias vezes no congresso, alguma pessoa mandou ele levar um atestado médico, Tom Carlos falou que Mário falou que:
- Eu não vou levar atestado médico, eu não estava doente.
Nisto podemos ver quem é o verdadeiro herói da história. Nesta mesma conversa, Tom Carlos falou que em uma conversa com o presidente José Sarney, Mário Bouchardet “falou grosso” com Sarney e saiu da sala antes de terminar uma conversa.
Outra pessoa importante foi o ex-vereador José Carlos Gaione, que me falou que nos momentos da cassação, o jornalista da Rede Globo Alexandre Garcia ficou uma semana em Visconde do Rio Branco para uma entrevista com Mário que não concedeu a entrevista.
Outra pessoa que conviveu com Mário foi o cantor apelidado de Black. Um dos defeitos de Mário Bouchadet era ser alcoólatra e viciado em Whisky. Black falou que em Brasília os deputados ganhavam tudo de graça e Mário falou:
- Eu quero pagar meu whisky.
Mário Bouchardet era um dos donos da Companhia Açucareira Rio-branquense. Mas era humilde e caridoso e ajudava todas as pessoas pobres ao seu redor, inclusive o cantor Black. Mário ia de fusca para a usina açucareira. Muitos populares contam que Mário fazia muita caridade para com todas as pessoas.
Outra pessoa que falou de Mário Bouchardet foi o ex-prefeito de Guiricema, Ari Lucas de Paula Santos. Ari falou que foi em seu gabinete em Brasília e tomaram Whisky juntos. Ari falou que Mário ia em Brasília sim.
O principal motivo para Mário Boucharder ser cassado foi que ele não ia nas reuniões da Câmara dos Deputados em Brasília. Eu era criança e não lembro, mas como estudante, eu posso falar que Mário foi o ano de 1987 inteiro nas reuniões, 1988 quase todo. Foi cassado dia 31 de maio de 1989. Pergunta: Se ele não ia às reuniões, por que ele não foi cassado no início de 1988?!
Ari Lucas falou que em seu gabinete em Brasília, Mário falou com Ari:
- Todos aqui me abandonaram.
Mário Bouchardet foi abandonado por não aceitar coisas erradas na constituinte. Parou de ir nas reuniões e foi cassado sem recorre do mandato.
Eu não sei quando ele morreu, mas em 2021, eu pergunto ao seu filho Rui Bouchardet quando ele morreu e ele fala à 14 anos. Isto poderia ter sido em 2007 ou 2006.
A professora Maristela certa vez falou que em Brasília, só passava projetos que molhassem a mão dos deputados. “Molhar a mão” é sinônimo para “dar dinheiro” e corrupção.
A professora Rosa Maria Neiva falava que só eram aprovados os projetos do Ulysses Guimarães. Para mim, Collor ou outros mandaram matar Ulysses; este acidente foi bandido matar bandido.
A advogada Ana Carla certa vez falou que Michel Temer escreveu a Constituição sozinho.
Meu tio Edgar Alves Cruz fala que certa vez Mário Bouchardet deu uma entrevista na Rádio Cultura dizendo que Mário Covas era o maior ladrão de todos. (Na hora eu confundi Rádio Cultura de Visconde do Rio Branco com TV Cultura da Fundação Padre Anchieta de São Paulo). Diz meu tio Edgar que se esta entrevista fosse dada na Rede Globo, Mário Bouchardet seria presidente da república.
Mário Bouchardet era rico e possuía muitas terras, mas defendia a reforma agrária, como diz em seu santinho (panfleto) de campanha. Infelizmente, a usina entrou em crise e Mariozinho morreu pobre; morreu pobre mas honrado.
Eu falou que Mário Bouchardet Senior foi o Único deputado federal que não roubou em Brasília na Constituinte de 1988. Mas, deputados como Florestan Fernandes, Plínio de Arruda Sampaio, e Felipe Cheidde roubaram? Pode ser que eles não roubaram, mas aceitaram a corrupção que escreveu a Constituição de 1988.
.
Este é um breve resumo do resumo da vida deste grande homem chamado Mário Bouchardet Senior.
Muitos detalhes eu posso ter esquecido de escrever. Muitos detalhes nem me chegarem às minhas mãos.
Eu peço à todos os rio-branquenses e demais amigos que fação uma Noite de Homenagem e uma Seção Solene Biográfica com microfone aberto para todas as pessoas que quiserem dar uma fala ou memória sobre nosso grande herói.
Como dizem algumas bocas “esta história a televisão não conta”. Eu digo, “esta história os livros didáticos não contam”.
Mário Bouchardet não tem uma página na Wikipédia, enquanto Felipe Cheidde tem sua página escrita. Felipe Cheidde também não assinou a Constituição de 1988 e foi cassado no mesmo dia 31 de maio de 1989. O que eu tenho contra Felipe Cheidde é que este, segundo um jornal O Globo, ia jogar nos cassinos de Las Vegas, enquanto Mariozinho dava atenção para todas as pessoas humildade se sua cidade.
.
Mais detalhes, em uma seção solene biográfica que faremos em sua cidade de Visconde do Rio Branco – Minas Gerais - Brasil.
.
Vamos divulgar a história dos verdadeiros heróis do Brasil.
.
Texto redigido por:
Júlio Claudionor Fófano Júnior.
Morador de Guiricema – Minas Gerais – Brasil.
Professor, aluno, ativista e funcionário público.
.
Muito obrigado pela atenção.
Fiquem com Deus.
.
.
Alguns links sobre sua história:
.
.
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/bouchardet-mario
.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Cheidde
Nenhum comentário:
Postar um comentário