quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Escola do PSOL de Guiricema.

Escola do PSOL de Guiricema.

Eu, Professor Júlio Claudionor Fófano Júnior, venho por meio deste pequeno artigo, dar uma aula e umas explicações sobre o PSOL guiricenense, mineiro, nacional e uma visão da estrutura mundial como um todo.
Nosso principal objetivo político em Guiricema, é melhorar a vida das pessoas, e isto só acontece se investirmos em educação. É a educação a chave para se corrigir qualquer problema da sociedade. Mas não uma educação de mercado, que ensina a competir e a ganhar dinheiro; mas uma educação que ensine a amar, a dividir seus bens materiais e fazer caridade para todas as pessoas ao seu redor.
Neste primeiro artigo político sobre o PSOL em Guiricema, falo que todas as pessoas honestas e humildes podem filiar no partido. Qualquer pessoa de pouco estudo pode se filiar e candidatar, mas tem que ter um esforço para aprender e compreender a realidade que vive. Tem que estudar para se atualizar. Eu por exemplo, escrevi uma Cartilha de Alfabetização que vai ajudar muito na educação de nosso município e país. O que não aceitamos é pessoas de elevado estudo que não tem humildade para respeitar e tratar bem as pessoas.
Sobre a pedagogia, defendemos a leitura individual, a memorização e o diálogo em grupo. Defendemos a ideia de que, quanto mais o cérebro humano aprende e memoriza, mais capacidade ele tem de aprender; quando mais se sabe, mais rápido e leve fica o cérebro. O inverso de um computador. Defendemos a leitura individual para exercitar o cérebro. Defendemos o estudo e debate em grupo para saber argumentar, mas com tempos cronometrados para ninguém sobressair sobre ninguém. Além das aulas expositivas e todas as formas de aprender.
Correntes internas:
Tenho que ser honesto e assumir que o PSOL Nacional está totalmente rachado e dividido em correntes internas. Podemos saber o nome e o que cada uma defende, mas o mais importante é saber o motivo principal do conflito.
O conflito principal do PSOL é: Fazer aliança ou Não Fazer Aliança com o PT e outros partidos corruptos.
A Unidade Socialista (US), é o maior câncer do PSOL, eles defende totalmente o PT e fazer o PSOL coligar com este partido corrupto e criminoso. Esta é a direita do PSOL.
O PSOL de Guiricema vai se posicionar na estrema esquerda do partido. Não vamos coligar com ninguém em 2016. O PSOL em todos os municípios do Brasil só pode coligar com PSTU e PCB, mas estes partidos geralmente só tem diretórios em cidades grandes ou com uma universidade.
O PSOL tem atualmente cinco deputados federais. Sendo que quatro foram eleitos em 2014 e um filiou depois das eleições. Mas para mim, não temos nenhum deputado federal que presta, uma vez que estes quatro traidores apoiaram a candidata Dilma Russeff no segundo turno.
Economia:
Em níveis econômicos, o PSOL é um partido de estrema esquerda e que defende a igualdade econômica. Mas com o pé no chão e diferenciando Utopia Real com Realidade Atual, lutamos por melhores condições de vida para todos, mesmo ainda sendo um sonho um pouco longe a igualdade econômica e de poderes.
Em nível de dívida externa, sabemos que o governo Lula transformou a dívida externa em dívida público ou dívida interna. O Brasil segundo o Portal da Transparência, pagou em 2014 só de juros, 972 bilhões de reais. O PSOL defende a moratória e o não pagamento desta dívida que nunca existiu, já foi paga e continua sendo paga. De 2004 à 2014 já foram pagos 7 trilhões e 365 bilhões de reais de juros. Tem estudantes universitários que não sabe o que é bilhões e trilhões. Fernando Henrique Cardoso e todo o PSDB se unem ao PT para pagar pontualmente esta dívida.
Em nível de Guiricema, o PSOL defende uma educação econômica. Eu por exemplo conheço famílias que ganham 2 ou 3 salários mínimos de aposentadoria ou salário trabalhado; mas está em extrema pobreza. Mas conheço famílias com apenas um salário mínimo que tem ótima qualidade de vida. O segredo é a educação. Este argumento se estende a Bolsa Família e outros recursos do governo que somente engana as pessoas.

Literatura histórica:
“Nós de correntes internas do PSOL brigamos por causa de escritores que morreram a mais de 100 ou 200 anos atrás. Às vezes, 2.200 ou 2.300 anos atrás”.
O PSOL é um partido marxista, assim como PSTU, PCB e PCO. Ser marxista é defender as idéias de Karl Marx (1818-1883). Mas os filiados tem liberdade para discordar de Marx.
Eu por exemplo sou totalmente contra Karl Marx, e o diretório mineiro me respeita e até me dá liberdade para defender estas idéias dentro dos congressos.
Todo filiado do PSOL terá que ler muito, não coisas do partido, mas coisas que vai ajudar na sua vida em geral, uma leitura universal como um todo. Em 1864 aconteceu a Primeira Internacional dos Trabalhadores, Karl Marx expulsa Pierre-Joseph Proudhon da instituição apenas por motivos de vaidade. Eu tenho o livro de Proudhon (Filosofia da Miséria) e empresto para quem quiser ler!
Eu sou contra Karl Marx por causa da leitura do livro 1984 de George Orwell, que dá origem ao termo Big Brother. Big Brother é o chefe supremo do partido marxista que manda no mundo e vigia todo mundo pelas Teletelas.
Outro livro que me fez odiar Marx foi Anarquia e Cristianismo, de Jacques Ellul, que me da uma idéia de que Karl Marx queria a “ditadura do proletariado que chegar ao poder, contra o proletariado que não chegar ao poder”.
Divisão do Estado em Três Poderes.
O Estado é dividido em três (3) poderes. Executivo, Legislativo e Judiciário.
O poder executivo é exercido pelos prefeitos, governadores e presidente. Tem o papel de executar a funções da administração. Na teoria ele(s) executam. Mas o que é executar? Não sei. Mas sei que o prefeito tem o direito de mandar fazer as obras como ele quer. Tem também do direito de direcionar o orçamento como ele quer dentro da lei. Para folha de pagamento, o prefeito só pode gastar no máximo 54% do orçamento. Tem que repassar 6% do orçamento para a Câmara de vereadores. Mas, para cada município uma lei é diferente da outra. Dependendo da despesa, o prefeito tem que pedir autorização para a Câmara para fazer alguma coisa.
O poder legislativo é o poder de legislar. Legislar é fazer leis. A Câmara de vereadores tem o poder de fazer as leis do município. Assim como as assembleias estaduais a câmara e o senado federal.
O Brasil tem 5.570 municípios. O número mínimo de vereadores que cada cidade pode ter é nove (9), variando com o número de habitantes.
Os vereadores tem por objetivo fiscalizar o prefeito e fiscalizar o orçamento da prefeitura. Mas na prática, os vereadores do lado do prefeito apenas defendem fanaticamente. E os vereadores de oposição não tem conhecimento para cobrar ou denunciá-lo.
As câmaras municipais de cada cidade tem regimento interno próprios.
Cada município tem sua lei orgânica. Os estados também tem suas leis (Constituição) próprias. Mas todos os estados, todos os municípios tem que respeitar a Constituição Federal de 1988, que é as leis máximas do país. Tem coisas totalmente contraditórias na Constituição de 1988, mas depois detalharemos. Ela diz que todos são iguais perante as leis, mas aceita a desigualdade financeira e de poderes. Fala que todo cidadão é igual perante a lei, mas tira todo direito do cidadão com menos de 18 anos de idade de responder por sí mesmo e ser gente. Entre outros.
O poder judiciário são os juízes. São os juízes que jugam os conflitos entre os cidadães e até podem cassar um vereador ou prefeito acusado de corrupção. Existem as Comarcas em primeira instância. Existem os tribunais estaduais. Existe o STF (Supremo Tribunal Federal), composto por onze (11) ministros, que jugam os deputados federais acusado de corrupção. Mas para cassar um deputado, é a câmara federal que decide. Mas os ministros do STF são indicados pelo presidente da república!
Existe esta eterna briga de poderes entre todos os poderes. Ao longo dos tempos, um poder ganha os direitos de outro poder.
Esta divisão de poderes está no livro O Espírito das Leis, de Montesquieu. Não é um livro justo, são apenas idéias de Montesquieu, mas vale em quase todos os países do mundo. Sem fugir do assunto, porque o triângulo de Pitágoras, o triângulo da Maçonaria tem três (3) pontas? Por que os poderes são três (3)?!
Somente fazendo perguntas é que não vamos ser enganados por ninguém. Fazer perguntas “ainda” não é proibido!
Existem advogados e políticos de auto escalão que não leram este livro (O Espírito das Leis, de Barão de Montesquieu). Mais ainda, nem sabe que ele existe e que os três poderes foram tirados dele. Eu também não li, mas ouvi falar e estudei sobre. Mas na Roma Antiga tinha atribuições parecidas a cada poder!
Leiam o livro “Diálogos no Inferno, de Maurice July”. Leia também “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, não tem autor. Lí este segundo livro e me apaixonei pelas grandes verdades nele que não são contadas. Fala como os judeus mandão no mundo controlando a mídia, os Bancos endividando as pessoas, sobre a imprensa e muito mais. Todos os seus enunciados batem com os fatos que eu observei. Alguém escreveu anonimamente para denunciar não uma conspiração, mas os fatos que já existiam, colocou como Protocolos para dar mais visibilidade.
História do Brasil e do Mundo.
Qualquer pessoas simples e humilde pode filiar no PSOL, mas aconselhamos a todas as pessoas, mesmo as que já tem muito estudo, a estudar mais. Sem querer ser profeta, uma pessoa que parou de estudar na quarta (4ª) série do ensino fundamental; ou até mesmo uma pessoa totalmente analfabeta, pode aprender muito mais que alguém formado em curso superior se ler e estudar.
Paulo Freire alfabetiza 300 pessoas em 45 dias em Angicos, Rio Grande no Norte. Nós também queremos repetir a mesma façanha. Queremos que uma pessoa analfabeta aprenda a ler em 60 dias e em um ano saiba mais história e conhecimentos gerais que um jovens formado em curso superior.
Queremos que o militante do PSOL de Guiricema seja preparado para todos os desafios, seja dentro e fora da política.
Vemos que saber a história do Brasil é de fundamental importância para entender a realidade do Brasil hoje, bem como fazer perguntas do porque de nossa sofrida realidade social. Mas repito em voz bem alta: Tem que saber história e todas as ciências. A história do Brasil e do seu município estão associadas à história do mundo e do universo. O ano de 365 dias está associado à rotação do planeta Terra do universo.
Nas universidades dividimos as áreas em Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Mas eu divido em quatro: Letras (leitura em geral), números (matemática, física em geral), notas (música em geral), aptidão física (esportes em geral). Sendo que o mais importante é a Virtude da Bondade em compartilhar este conhecimento com o mundo e fazer caridade.

Matemática Financeira e Orçamento Participativo.
Todo filiado ao PSOL de Guiricema terá a mesma voz ativa que o prefeito, os vereadores e a mesa diretora. O máximo que pode diferenciar é quem trabalha mais pelo partido e pelo bem das pessoas.
Precisamos que todos os filiados estudem bastante, não somente para fiscalizar e ajudar o partido, mas para terem uma vida melhor em todos os sentidos da sociedade.
Teremos uma comissão de ética rigorosa, se um filiado corromper ou se preocupar mais com seus interesses particulares será expulso, mas será advertido antes para ter direito de defesa.
Matemática Financeira será uma forma do filiado ou simpatizante ajudar a melhorar a vida das pessoas da cidade independente de política. Eu por exemplo conheço famílias com orçamento superior à 2 ou 3 salários mínimos que vivem em extrema pobreza. Mas começo famílias que ganha apenas um (1) salário mínimo que vivem com elevada qualidade de vida. Muitas tem computador e notebook, televisão boa; outras tem até automóvel e casa própria. O segredo não é aumentar a renda, o segredo é ORGANIZAR a vida das pessoas. Isto é missão para a Educação.
Não teremos apoio de deputados em nossa campanha de 2016. Uma vez que eles querem apenas nossos votos e abusar da gente. Vamos fazer uma conta:
Um deputado federal à 20 anos vem trazendo verbas para Guiricema. Estas verbas nunca chegam à R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Isto dá R$ 100.000,00 (cem mil reais por ano). Ou R$ 8,333,33 (oito mil e trezentos reais por mês). Conclusão: O que um deputado federal ou secretário de governo traz para Guiricema é menor que o salário de três (3) vereadores. Isto se ele trouxe dois milhões de reais em 20 anos! Somente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é maior que R$ 466.000,00 (quatrocentros e sessenta e seis mil reais por mês). O que o prefeito de Guiricema precisa é de honestidade e vergonha da cara!

Filiação:
Outro ponto polêmico são as filiações.
Para eu abonar uma filiação, eu tenho que ver o título de eleitor do cidadão para conferir se não está filiado em nenhum partido.
Eu por exemplo fiquei sabendo que existem em Guiricema cabos eleitorais das duas facções que estão filiando as pessoas à força em seu partido principal ou partido de aluguel.
Uma pessoa contou para minha mãe que eu estava tentando filiar uma pessoa à força. Eu estava apenas convidando para filiar e explicando como funciona o sistema eleitoral. Eu não incomodo nem insisto com ninguém, eu apenas explico detalhadamente cada situação eleitoral.
Vou esperar passar o Natal e o Ano Novo para fazer uma grande reunião de filiação na Câmara Municipal de Guiricema, talvez com a presença do diretório estadual, com todos os nossos amigos e amigas de Belo Horizonte, Juiz de Fora e outras cidades. Com a presença de nossa presidenta estadual Sara Azevedo.
Para formarmos a comissão provisória, precisamos de cinco (5) pessoas. Mas queremos mais de 30 filiados para aumentar nossas chances de eleger o prefeito e o vice e fazer duas (2) ou três (3) cadeiras de vereadores. Sem sonhar muito, talvez fazermos 4 ou 5 cadeiras.
Muitos cabos eleitorais enganam os filiados ou simplesmente filiam à força. Para saber o número de votos e cadeiras por coligação, pega o número de votos válidos para vereador e divide pelo número de cadeiras. Se tivermos 6.300 votos, dividido por 9, a cada 700 votos, o partido ou a coligação conquista uma cadeira. Os mais votados serão eleitos. Se nos fazermos 2.100 votos, teremos três (3) cadeiras. Os três primeiros estarão eleitos. Se o terceiro colocado tiver 120 votos, estará eleito. Mas se o quarto colocado tiver 320 votos não estará eleito.
Cada coligação ou partido pode lançar até 17 candidatos à vereador. O número de cadeiras vezes dois (2), menos um (1).
Uma pessoa para candidatar, tinha que estar filiada no partido pelo menos um ano antes da eleição, mas pela Lei número 13.165 de 29 de setembro de 2015, a pessoa precisa estar filiada seis (6) meses antes da eleição. Como a eleição será dia 02 de outubro de 2016, temos até 01 de abril de 2016 para filiar, mas vamos filiar antes de março de 2016 para evitar correria de última hora.

Esta é apenas uma breve aula sobre a fundação do PSOL de Guiricema. Tenho muito mais material para ser lido, mas o filiado é livre para ler o que quiser. A única obrigação o militante é ser uma pessoal bondosa com todo mundo.

Este artigo foi escrito dia 18 de novembro de 2015, quarta-feira, às 15:54 termino o rascunho dele, mas vou dar mais uma ou duas lida antes de publicar.

Muito obrigado pela atenção.
Que A Perfeição traga benefícios para vocês e toda sua família.

Atenciosamente:

________________________________
Júlio Claudionor Fófano Júnior
Primeiro filiado do PSOL de Guiricema.
Professor, estudante, ativista, funcionário público e agente social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário