domingo, 24 de janeiro de 2016

O maior segredo de Jesus.


O maior segredo de Jesus.

O maior segredo de Jesus era saber ouvir e escultar as pessoas. E principalmente, além de saber ouvir e escutar, agir e por em prática soluções para resolver os problemas das pessoas.
Certa vez, em janeiro de 2014, eu ouvi um comentário semelhante a este em um encontro religioso para jovens. Dizia o palestrante que todo mundo discriminava as mulheres sem nem ao menos ouvir o porque delas estarem naquela situação.
Jesus conversava com todas as pessoas por mais pecadoras que elas fossem. Jesus conversava com as prostitutas para saber o porque delas estarem naquela vida. Jesus concluía que a prostituta era mais vítima que pecadora, e ainda tinha muito mais virtude que muitos religiosos.
Neste sentido de ouvir a todos, Jesus conseguiu a maior autoridade que pode haver para quem quer consertar o mundo e ajudar a humanidade: Esta autoridade era o conhecimento da realidade social, coisa que os doutores da lei não tinham nem buscavam.
Jesus além de aprender com todas as pessoas, sabia sobre várias filosofias, religiões e ciências. Eu acredito que Jesus tenha estudado sobre Tales de Mileto, Sócrates, Euclides, Eratóstenes e muitos outros grandes cientistas da Grécia Antiga, Egito, Índia e do mundo inteiro. O pacifismo de Jesus pode ter sido influenciado por Buda, Asoka, Krishina e muitos outros.
Muitas coisas não temos provas, apenas evidências. Mas temos provas que Jesus conhecia o paganismo (se era bom ou ruim, sabemos que conhecia). Uma vez que Jesus fala “não podeis servir à Deus e à Mamon”. Uma vez que Mamon era o deus pagão do dinheiro. Muitas Bíblias traduzem erradamente para “não podeis seguir à Deus a ao diabo”.
Temos que ter o conhecimento geral das coisas e o conhecimento específico. Jesus aprendia o conhecimento específico dialogando com as pessoas de todos os níveis que encontrava pelo caminho.
Não podemos deixar de lembrar que Jesus teve uma forte educação ética e moral para se tornar o maior guerreiro da paz que temos notícia.
Segundo uma palestra do professor Carlos Santana, em Leopoldina, na COJEL, ele falou que Maria ficou super indignada por um massacre feito pelos 12° Pelotão Romano sobre Jerusalém ou outra região. Em que fizeram mais de duas mil crucificações.
O 12° Pelotão Romano era formado pelos assassinos mais cruéis, e somente o imperador romano podia convocá-los.
Santana disse que Maria colocou o nome em seu filho de Josué, nome de um líder militar que conduziu o povo de Israel até a Terra Santa. Depois é que o nome Josué vira Jesus (não sei o processo história e linguístico). Mas o nome original de Jesus é Yéshua.
Maria queria que seu filho lutasse contra a tirania do Império Romano.
Na minha opinião, Maria ensina a Desobediência Civil para Jesus lutar contra o Império Romano. Ninguém obedecer as ordens erradas que vem de César. Mas para desobedecer, temos que conhecer as leis para fazer o que é certo e não apenas o que achamos certo.
Maria educou Jesus para fazer um mundo perfeito e todas as pessoas felizes, mas infelizmente fomos traídos por Judas e negados por outros.
Jesus não apenas desobedeceu ordens erradas que vinham das autoridades, Jesus respeitava todas as pessoas sem distinção. Ele respeitava a todos, mas se a pessoa estivesse errada, ele desobedecia.
Preciso falar agora do Quadrado Charles Thoreau.
Charles vem de uma brincadeira que fez sucesso em 2015 do quadrado Charles Charlei, o demônio mexicano. E Thoreau vem do grande gênio Henry David Thoreau.
O quadrado tem quatro divisões, mas não tenho a imagem para colar. São dois quadrados de quatro subdivisões cada. É assim:
Desobediência é diferente de Desrespeito.
Obediência é diferente de Respeito.
Em outro quadrado.
Desobediência = Respeito.
Obediência = Desrespeito.
Nestes dois quadrados, vimos que você pode respeitar uma pessoa sem obedecê-la. Isto tem a ver com o Diálogo Igualitário. Se você respeita alguém, você não vai obedecer a uma ordem ou fala errada que ela lhe pedir. Uma das piores formas de se debochar de alguém é fazer tudo que este manda, por isto desobedecer também é um ato de respeito.
Mas o que é certo ou errado?
O certo e o errado é o mesmo em qualquer época e lugar do mundo. Certo é fazer pelo coletivo e partilhar, além de não destruir, mas fazer o sustentável. Errado é fazer pelo individual e acumular, além de destruir e ser insustentável. O certo respeita a decisão individual de descanso e o direito de ir e vir.
Diz a Bíblia que Jesus era de descendência judaica de Davi. Mas Jesus rompeu com esta tradição terrorista. Jesus desfazia as leis dos judeus deixando uma dúvida no ar e um questionamento. Pois se falasse que as leis judaicas estavam erradas, Ele seria crucificado antes da hora.
Jesus sabia a maiêutica de Sócrates na ora de confundir os chefes dos judeus. Maiêutica é o parto das ideias. Eu também uso maiêutica como sendo fazer perguntas para numa resposta, a pessoa se contradizer. Por exemplo, posso dar estas quatro ou cinco perguntas:
1) Você obedece as leis?
2) É certo obedecer as leis?
3) Homens corruptos fazem leis?
4) Estas leis são certas ou erradas?
5) Você está certo em obedecer leis erradas?
Algumas perguntas precisam ser mais bem elaboradas, mas consiste basicamente nisto.
Percebam que na quarta ou quinta pergunta, a pessoa já começa a entrar em contradição. É desta mesma forma que Jesus desfazia as leis dos judeus.
Foram os judeus que mandaram crucificar Jesus. Pilatos já o tinha inocentado, mas os judeus gritaram: Crucifica-o, crucifica-o. (João 19, 7-15).
O judaísmo é uma religião que prega o mau, chama Deus de “Senhor dos Exércitos”. Defende holocausto e sacrifício. Defende até a matança de filhos para provar obediência à Deus. Em Gênesis 22; Abraão acredita no espírito maligno que pediu para sacrificar seu filho Isaac; sem saber se era Deus ou o Demônio.
No início do cristianismo, muitos judeus se arrependiam e se convertiam ao cristianismo. Mas o cristianismo acaba em definitivo no Concílio de Nicéia em 325. Os cristãos que davam a vida para salvar seus irmãos, passaram a matar para impor sua religião.
O maior demônio da humanidade foi Constantino. Em 312 ou 313 Constantino teve um sonho de uma cruz que dizia “In hoc signo vinces” ou “sob este símbolo vencerás”. Pintou os capacetes dos seus soldados com cruzes e venceu uma batalha contra Magêncio.
Constantino decreta fim das perseguições contra os cristãos e até se torna cristão. Mas faz um cristianismo à sua maneira, corrompe todas as bases do cristianismo primitivo. Os cristãos que davam a vida para salvar seu próximo, passaram a matar para impor sua religião!
Ouvi certa vez que no século III os cristãos eram cerca de 10% do império romano. Quanto mais perseguições tenham, mais aumentava o número de cristãos. No início do século IV, os cristãos já eram 60% do império romano. A única forma que Constantino achou para acabar com o cristianismo é dizendo-se tornar cristão.
Para mim, se todos os europeus se convertessem ao cristianismo, nossa religião se espalharia pelo mundo todo. A América não sofreria ao ser “descoberta”, a África seria respeitada e a paz reinaria nos quatro cantos do planeta como queria Jesus.
Jesus nos convida a estudar todas as ciências. Em João 8, 32 podemos parafrasear para: Conhecereis as ciências, e as ciências vós libertará.
Ciência é apenas o saber com prova. Do latim, ciência significa “saber”.
No sentido atual, ciência é 1°) observar algo, 2°) tirar conclusões com provas, 3°) escrever sobre ela e publicar, 4°) usar para algo útil (ou inútil e para dominar).
Da mesma forma, Magia Negra é a ciência não revelada ao público. Juntamente com o Ocultismo, que é ocultar (esconder) a Luz somente para si. O que Jesus queria era que esta Luz fosse compartilhada com o mundo e toda a humanidade.
Talvez o ponto mais importante sobre O maior segredo de Jesus, é que Jesus sabia ouvir as crianças. E as crianças pela sua bondade e pureza, dão as chaves para o reino dos céus. Todo criança tem vontade de aprender, o adulto é ignorante, não sabe e fala que sabe.
Sou um grande defensor da filosofia que diz “Quero ser criança para sempre”.
Ser criança para sempre não é ser ingênuo para sempre. São dois pontos; ser uma pessoa bondosa e gostar de aprender e estudar para sempre.
E mais ainda, como diz o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupery: “Tu se tornas eternamente responsável pelo que cativas”. Ser criança é ter responsabilidade, ser adulto é ter maldade.
Por isto, defendo o fim de qualquer tipo de maior idade penal, toda pessoa de qualquer idade tem que ser responsável por si. Uma das piores formas de se humilhar uma criança e um adolescente é tratá-la como sem capacidade de responder por si mesma. Mas tem que haver um bom sistema educacional para evitar os crimes, não apenas reprimi-los.
Jesus a todo momento em seus ensinamentos, ensinava com perguntas e métodos que deixava a pessoa pensar e gerar a resposta. Um método pedagógico que reduz as chances de esquecer.
Jesus fazia o Diálogo Igualitário, uma forma até de medicina alternativa, para com humildade, a pessoa tivesse auto estima e melhore todos os seus problemas físicos e emocionais.
Nunca podemos falar em Jesus sem falar nas curas e milagres que ele fazia. Milagre nada mais é que um fato não explicado pela “nossa” ciência, sem necessariamente fugir às leis da física.
Jesus curava as pessoas com o poder da auto estima. Uma medicina que cura as pessoas ouvindo, escutando e valorizando o ser humano. Não é elogiar, é estar presente com a pessoa fazendo-a se sentir bem: Isto cura qualquer doença.
Não somente valorizar as pessoas, mas lhes dando um conhecimento para que elas mesmas possam cuidar de sua saúde. Com alimentação saudável e atividade física. Além de muito diálogo e amizade com as pessoas para ter descanso mental. Além de boas leituras e estudo de tudo.
Os médicos daquela época e os atuais, nunca ensinaram as pessoas a cuidar de sua saúde. Isto implicaria perda nos lucros em consultas, hospitais, farmácia e em todo o sistema de saúde. Eles querem vender doenças, nunca a cura.
Quero divulgar uma médica ou ex-médica chamada Ghislaine Lanctot, que foi expulsa do comitê norte americano de medicina por escrever o livro A Máfia Médica. Hoje ela mora no Canadá. Peço que procurem por ela na internet.
Assim como Jesus nos ensinou, nos somos nosso melhor médico. Sócrates falou “Conheça-ti a ti mesmo”. Jesus também pois em prática esta máxima de Sócrates.
Pratique atividade física, em especial caminhada e corrida. Todos os esportes são bem vindos, mas o atletismo em meu caso descansa mais a mente. Além de você ter uma melhor noção do seu rendimento.
A alimentação é o segredo de quase toda a saúde. Coma frutas, verduras e legumes. Coma o bom e velho arroz com feijão. Seja vegetariano para não matar os animais. O vegetarianismo é bom espiritualmente e para o corpo.
Ler muito, estudar matemática, estudar música e outros cálculos previne doenças mentais e mantém o cérebro ativo.
E o quarto pilar da medicina alternativa é amizade. Amizade para termos nossa paz interior e fazermos caridade para um bem comum.
Jesus era o mestre em várias ou todas as áreas do conhecimento e da ciência. Quando falava para uma criança, ela entendia o que ele falava. Uma criança tem capacidade para entender física quântica, que apenas sugere o não haver Verdades Absolutas, mas possibilidades e probabilidades. Uma criança pode ter dificuldades nas fórmulas de física, mas pode aprender com facilidade após um certo tempo de estudo.
Vale lembrar que o médico e o físico tinham o mesmo nome e função. Só que eu não sei direito sobre esta história. Mas para vocês entenderem, a matéria escolar que lida com o corpo é educação física. O preparo físico pode ser entendido como preparo do corpo (e o médico cuido do corpo!).
Paralelamente ao maior segredo de Jesus, temos o maior mandamento que pode ser dois em um. Mas este mandamento pode ser seguido até pelos ateus, dependendo da definição que atribuem a Deus.
Alan Kardec foi muito importante ao fazer a pergunta: O que é Deus?
Eu digo que podem haver duas definições de Deus. Uma pelo lado do arquiteto que construiu o universo, outra do Deus da ética e da moral.
Eu particularmente não acredito que Deus construiu o universo. Eu acredito que o acaso criou o universo e que Deus organizou e é o espírito pensante do universo. Na minha definição, Deus é a Força Inteligente que Organiza Todos os Universos. Nesta definição, Deus pode ser o arquiteto da física que administra o universo.
Na definição ética e moral de Deus, Deus é o Buscar a Perfeição. Podemos falar que Deus é a Perfeição, mas fica melhor falado como sendo Deus é o Buscar a Perfeição.
Vocês vão entendendo melhor se o maior mandamento de Jesus for: “Buscai a Perfeição sobre todas as coisas e Amai ao próximo como a si mesmo”.
Se você busca a Perfeição sobre todas as coisas, você pode ser ateu e estar amando e acreditando em Deus.
Buscar a Perfeição é estar sempre estudando e si melhorando como ser humano. Si você apenas amar o próximo como a si mesmo, sem saber como ajudá-lo e amá-lo, você vai estar prejudicando ele. Por isto o maior mandamento de Jesus é dois em um.
Não devemos nos fanatizar pensando em Deus toda hora. Devemos amar a Deus como se ele fosse o ar. Não pensamos que o ar existe todo hora, mas sem ele não vivemos. Gosto muito do budismo que ao invés de um Deus centralizado, pensa em divindades.
Eu certa vez pensei em me tornar ateu por causa dos crimes de guerra de países que acreditam em Deus. Como na nota de um dólar dos Estados Unidos está escrito “Em Deus acreditamos”. Mas eles não tirarão minha fé pela sua incoerência.
Jesus muito se preocupou com a definição de Deus. Mas isto foi queimado pelos romanos e judeus que o mataram.
Se você tem uma definição de poucas palavras e/ou linhas, vale mais que livros sobre o tema. A definição é como uma senha que permite entender o que se estuda.
Filosofias chatas falam, falam, e não falam nada. Apenas enganam.
O que Jesus escreveu ou viveu foi queimando ou censurado. Os Evangelhos que nos chegou até hoje (Mateus, Marcos, Lucas e João) são os mais fracos contra a dominação romana e judaica; e de todo tipo de dominação. Se os Evangelhos mais “violentos” sobrassem, o dominador perderia e/ou teria que dividir o Poder.
Sobre a Bíblia, ela é contraditória e cheia de preconceitos.
O Antigo Testamento é a história do povo terrorista de Israel.
“Quem conta e escreve sua história domina quem a lê”.
Os cristãos acabam adorando assassinos igual o Rei Davi só porque fala na Bíblia que foi “escolhido por Deus”. A própria Bíblia foi escrita por 40 homens diferentes!
No Novo Testamento, Paulo distorce o que Jesus falou. Paulo fala em obedecer as autoridades, o que dá uma ideia de obedecer mesmo as autoridades corruptas. Paulo fala da mulher ser submissa aos homens. Paulo fala da salvação apenas pela fé, já Tiago fala da salvação pelas obras.
Uma coisa errada na carta de São Tiago foi que ele falou que o sacrifício de Abraão foi agradável à Deus! Sendo que Deus não se agrada com holocausto e sacrifício.
Por que o nascimento de Jesus marca o ano zero (0) ou ano um (1)?
Foi somente no ano de 525 ou 535 que Dionísio, o Exíguo determinou que o calendário fosse zerado no nascimento de Jesus. Antes o calendário era segundo a fundação de Roma em 753 antes de Cristo e da Primeiro Olimpíada na Grécia em 776 antes de Cristo. Ou na vida e morte de algum rei.
Sobre vida eterna, Jesus já falava com evidências de sua época. Mas com o avanço da ciência de hoje, temos provas melhores. Isaac Newton com sua teoria da inércia e Lavoisier com a teoria da conservação das massas disse: “Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”. Nós pegando uma base na física de que o espírito é uma onda, uma onda uma vez existente, ela se transforma, mas nunca se acaba: Por isto a vida é eterna.
Jesus disse dai a César o que é de César. Mas em momento algum Jesus falou que os impostos são para César. Jesus confundiu os doutores da lei para não ser crucificado antes da hora. Em Lucas 23, 2; mostra que Jesus estava incentivando o povo a não pagar impostos.
Mesmo que Jesus ordenasse o pagamento de impostos, iriamos obedecer somente a Deus fazendo boas obras ao povo pobre, mas nunca obedecer à césar. Ou, dai à César o ouro e a prata que a traça corrói!
No ato do Lava Pés, Jesus como sendo a maior autoridade, lavando os pés de seus apóstolos, quis dizer que é para o patrão fazer os serviços para seus empregados e para os governantes obedecerem à população. No mais, para não haver hierarquia, mas todos serem iguais.
Eucaristia não é somente a partilha do pão. Eucaristia é partilhar todos os seus bens materiais e espirituais com todas as pessoas. É dar sua vida em trabalho para a humanidade. É doar todos os seus bens em caridade, com amor e humildade.
Maria, mãe de Jesus, não era virgem e Jesus não ressuscitou no terceiro dia. Colocaram um Jesus sobrenatural para confundir os cristãos.
Muitos mais detalhes sobre Jesus, obteremos numa interpretação libertária do Evangelho. Sempre com uma interpretação simples, mas que pode escandalizar a sociedade preconceituosa.
Um tema atual nos dias de hoje é o homossexualismo. Jesus falaria para os homofóbicos “atirem a primeira pedra quem nunca pecou”. Mas eles preferem seguir Paulo de Tarso que matou e perseguiu os cristãos. Sobre Jesus conversar com as prostitutas, eu falo que trabalhar com sexo pago é uma profissão tão digna como qualquer outra. O que não é digno é profissões que prejudicam as outras pessoas, falar mentira etc. Prostituição é vender sua palavra por dinheiro, vender o voto e falar mentiras para estar de acordo com os preconceitos da sociedade. Muitas vezes um ato de sexo pago evita um estupro!
Jesus falava que o pecado contra o Espírito Santo não tinha perdão. Não sabemos ao certo o que ele queria dizer, mas podemos dizer que hoje, para crimes de homicídios, tem que haver prisão perpétua.
Do mais, o maior segredo de Jesus é a caridade e o amor. Caridade em todos os sentidos: Dar e fazer coisas boas para todas as pessoas. Isto é amar, isto é amor. Mas para amar temos que ouvir e escutar o que a pessoa quer e precisa. E saber se isto será bom para ela.
Sejamos eternos alunos e professores ao mesmo tempo. Aprendamos com todas as pessoas; e quando abrirmos nossa boca, que estejamos dando aula.
Façamos as pessoas melhores que nós. Façamos das pessoas nossos(as) professores(as).
Jesus não foi um líder religioso. Jesus foi um líder econômico e político que iria fazer um mundo perfeito e todas as pessoas felizes. Mas nossa religião acabou no Concílio de Nicéia em 325. Nossa religião acabou à mil e setecentos anos atrás. Nós perdemos!
Jesus “pagava” as pessoas com sua vida, sem usar dinheiro. Todas as pessoas necessitam de algum pagamento para fazer algo. O cristianismo primitivo só funcionou enquanto não tinha cobrança de dízimo. Os primeiros cristãos, que davam sua vida para salvar o próximo, mostrava com exemplo que todos deveríamos partilhar com todos, sem concentrar dinheiro em um Papa, bispo, padre ou autoridade religiosa.
Mas ainda podemos ressuscitar nossa religião. Ainda podemos salvar vidas e toda humanidade.
Temos é que aprender para ensinar e ensinar para aprender.
Eis o maior segredo de Jesus, o que o fez ser seguido por milhares e milhões de pessoas. O que pode nos inspirar ainda hoje:
Jesus era aluno.
Jesus era professor.


Rascunho em 15:41 // 12 de janeiro de 2016. No CAC da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco.

Muito obrigado pela atenção.
Que Deus abençoe vocês e toda sua família.
Que A Perfeição traga benefícios para vocês e toda sua família.

Atenciosamente:

Júlio Claudionor Fófano Júnior